Warning: Array to string conversion in /home/lumideas/public_html/wp-content/plugins/elementor/includes/utils.php on line 506
preloader-type="icon" preloader-icon="Array svg" class="e-page-transition--entering" exclude="^https\:\/\/www\.lumideas\.com\.br\/wp\-admin\/">

Iluminação industrial

Produtividade e Segurança do Trabalho

Com pés direitos muito altos em torno de 10 a 15 metros as indústrias tinham dificuldade de manter uma boa iluminação no nível do piso com as lâmpadas de vapor de sódio ou fluorescentes, isso porque o consumo era muito alto, o número de luminárias para atingir a iluminância também, além de que não existiam lentes que direcionassem a luz para o chão fazendo com que boa parte da luz fosse dissipada no alto, longe da área de visão dos operadores.

A constante queima e o transtorno de ter que paralisar áreas da fábrica para trocas de lâmpadas e o aluguel de equipamentos para trabalho em altura também contribui muito para que muitas lâmpadas ficassem queimadas sem manutenção o que tornava o ambiente ainda mais escuro.

Com a chegada das luminárias de led tanto a iluminância melhorou, quanto o consumo e o custo de manutenção caíram já que uma lâmpada de led consome em torno de 50% o que consome uma de vapor de sódio, e sua vida útil dura ao menos 3 vezes mais.

Porém não foi só isso, a partir do momento em que as luminárias ganharam lentes, 3º geração de Leds, foi possível direcionar a luz para áreas específicas em função da volumetria das áreas, exemplos áreas com porta paletes, ou com maquinários de pequeno e grande porte no mesmo ambiente. Através das lentes é possível calcular a quantidade de luz adequada para cada atividade de acordo com as normas de segurança do trabalho e com um número reduzido de luminárias. Isso reflete na qualidade de vida dos operadores ao desenvolverem suas atividades melhorando seu conforto e produtividade.

Eficiência Energética

Quando pensamos em eficiência energética em iluminação imediatamente vem à cabeça a relação direta consumo de vapor de sódio x consumo de led, mencionado anteriormente, contudo eficiência energética em iluminação envolve mais que isso

Ao elaborarmos um projeto luminotécnico é possível calcular a incidência de luz natural no ambiente por exemplo e prever um sistema de dimerização que utilize apenas a energia necessária para a indústria atingir o nível de luminosidade parametrizado. Então suponhamos que devamos trabalhar com 500 lux num ambiente e as luminárias tenham 200w, num dia de sol as 14h entra uma quantidade de luz pelo Galpao que atinge 750 lux… os sensores automaticamente reduzem o consumo das luminárias para manter a luz em 500lux

Outro ponto importante que também é possível prever são áreas onde há pouca atividade ou atividade eventual. Sensores de presença ou de acendimento / apagamento programado também compõe ferramentas importantes para eficiência energética.

Aspectos importantes para escolher as luminárias para o meu galpão?

Projeto Luminotécnico 

É fundamental ter um projeto luminotécnico eficiente que trabalhe bem os recursos lumínicos e energéticos em especial em ambientes que operam com dois e até 3 turnos.  O Projeto detalha o posicionamento adequado de cada luminária, a potência correta em função do pé direito e do lay out do ambiente respeitando contornos e sombras de maquinários e estruturas.  

Instalar luminárias em linhas sem um projeto adequado pode trazer pontos de sombra e iluminação insuficiente o que pode comprometer a ergonomia, qualidade de vida dos funcionários e a produtividade da companhia.

Os principais modelos de luminárias para galpão são;

High bay > Ideais para pés direito de até 12 metros em galpões com áreas amplas já que os ângulos geralmente são abertos em até 90°

Refletores > Indicados para pés direitos de 9 a 15 metros em galpões com áreas amplas com maquinários diversos ou com porta pallets, já que permite o uso de diversos ângulos permitindo maior mobilidade de alcance da luz. Tambem oferece possibilidade de iluminação de Patios em Postes Altos ou Fixados nas Edificação

Low Bay> Ideais para pés direitos de até 8 metros para estruturas de perfilados com bom desempenho em lay out de linhas de produção e áreas de porta pallets

Lineares > Ideais para pés direitos até 6 metros para estruturas de perfilados com bom desempenho em lay out de linhas de produção e áreas abertas, ou dentro de maquinários 

Herméticas > Indicadas para pés direitos de até 6 metros em ambientes que podem sofrer a incidência de vapor, água, ou resfriamento. 

Luminárias Públicas> Indicadas para iluminação de Pátios de Manobra e Alamedas de acesso.

Caracteristicas Importantes a serem consideradas na escolha da Luminária

Tenha em mente alguns conceitos sobre luminotécnica para escolher a melhor opção:

1 – Uniformidade

A uniformidade da luz um dos pontos fundamentais para se obter uma boa iluminação de um ambiente. O fator de uniformidade é uma métrica calculada nos projetos luminotécnicos que referencia o ponto mais alto e o mais alto de luminosidade dentro de uma área. Um bom projeto luminotécnico manterá a uniformidade de 0,7 significando que o menor ponto de luminosidade medido no piso não é inferior a 30% do maior ponto de luminosidade medido no piso, desta forma garantimos que não haverá sombras nem clarões incomodos.

  • Lux

Lux > Lux é a luz percebida pelo olho humano, é a luz como nós a vivenciamos no plano de uso, no caso das quadras a luz presente entre o chão e o 1 metro de distância. Essa medida pode ser auferida com um equipamento chamado luximetro.

Nas normas da ABNT – – Associação Brasileira de Normas Técnicas de iluminação existem orientações sobre o nível de iluminância adequado para cada atividade e vivência desde uma residência até a sala cirúrgica de um hospital.

Essas normas regulamentam as leis de segurança do trabalho e devem ser respeitadas para garantir uma boa ergonomia para os trabalhadores. O excesso de luz ou a falta, causa problemas visuais, alteração de estados de humor, dor de cabeça dentre outros.

3 – Lumens > É a quantidade de luminosidade produzida por uma luminária, ou seja, sua eficiência luminica. Através dos lumens nos conseguimos comparar por exemplo um refletor com outro, veja:

– Refletor 1  de 200w – 20.000 lumens = Eficiência de 100 Lumens por watt ou 100 l/w

– Refletor 2  de 200w – 24.000 lumens = Eficiência de 120 Lumens por watt ou 120 l/w

Significa que o refletor 2 é 20% mais eficiente que o primeiro e que, portanto, é possível usar menos peças no projeto que o refletor 1

 

  1. –  OFUSCAMENTO 

O ofuscamento é uma das principais causas de desconforto trazidas pela iluminação inadequada em. No que diz respeito a visibilidade os critérios observados são contraste, estado de adaptação do olho, ausência ou restrição de ofuscamento, tamanho aparente do objeto e velocidade aparente do objeto. O ofuscamento pode ser extremamente prejudicial, chegando a interferir no desempenho dos profissionais, isso porque impacta na perda de referencia do objeto, isso numa linha de produção em movimento ou em funções que demandem a leitura de etiquetas por exemplo pode ser muito impactante. 

  1. – TEMPERATURA DA COR

Dentro da escala de cores brancas que é possível reproduzir com o LED existe uma variação que vai desde um branco mais amarelado que refletem os tons do início das  manhãs e tardes, passando pelo branco neutro equivalente a luz do meio dia, até o branco puro azulado que reflete a luz do luar, essa escala é medida numa unidade que se chama Kelvin, conforme vemos a seguir:

  1. – IRC

O Sol é a principal fonte de iluminação que nós temos e por isso enxergamos as cores verdadeiras com a sua iluminação. 

Em fontes de iluminação artificial, como lâmpadas, velas e outros, as cores podem não ser iguais às que vemos com a luz do Sol. 

A escala do Índice de Reprodução de Cor (IRC), é feita por porcentagem, que varia de 0 a 100 %, sendo que 100% equivale às mesmas cores que vemos com a luz natural solar. Quanto mais próximo de 100% o IRC de uma lâmpada for, significa que ela reproduz mais fielmente as cores que enxergamos com a luz do dia.

  1. – POLUIÇÃO LUMINOSA

Poluição luminosa é o tipo de poluição ocasionada pela luz excessiva ou obstrutiva criada por humanos. A poluição luminosa interfere nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronômica.  A poluição luminosa também gera desperdícios de energia e é adotada como um dos principais critérios para garantir selos de sustentabilidade como LEED GOLD.

Tipos de Indústrias 

Indústrias 

Galpões Industriais

Galpões Logísticos

Armazéns Logísticos

Armazéns Frigoríficos

Iluminação Portuária

Iluminação para Pátios de Manobra

Fale com um
consultor hoje mesmo

Está pronto para iluminar seu espaço com estilo e eficiência? Clique abaixo e converse com um de nossos consultores. Vamos juntos planejar e executar um projeto que não só atenda, mas supere suas expectativas.